Vendas de carne de ovino da Irlanda crescem na Europa

A Irlanda desempenha um papel muito importante nas exportações de carne de ovino na Europa. Em 2015, a produção líquida superou as 58 mil estimando-se um nível de autosuficiência acima dos 370%.

O total de exportações foi de 47 mil toneladas, o que supõe 75% da produção, avaliadas em aproximadamente 230 milhões de euros, um valor consideravelmente maior em relação a 2014, de 218 milhões de euros.

A Europa mantém-se como o mercado principal para produtos de carne de ovino de valor acrescentado, com o Reino Unido e a França a representarem mais de 60% do total das exportações em 2015.

No entanto, nos últimos anos, aumentou a popularidade de carne de cordeiro num número significativo de mercados europeus como a Suíça, Suécia, Alemanha, Holanda e Bélgica.

A Alemanha, por exemplo, contabiliza 10% das exportações de carne de ovino irlandês, o dobro de quatro anos atrás.

Isto deve-se a uma mudança no portfólio de produtos, já que tradicionalmente eram enviadas carcaças inteiras, tendência agora dirigida a cortes mais nobres de valor acrescentado, o qual se pode verificar no aumento da quota de exportações de carne desossada de 35% em 2005 para 65% em 2015.

Atualmente há mais de 33 mil explorações de ovino de gestão familiar na Irlanda com uma dimensão de 100 cabeças por cada uma.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip