Vendas alimentares crescem em Portugal

alimentar

A diretora-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) afirmou esta quarta-feira que as vendas do retalho alimentar estão a começar a aproximar-se dos níveis anteriores à crise e estimou que o consumo vai continuar a crescer.

«O mercado alimentar está a começar a aproximar-se dos níveis antes da crise», disse Ana Isabel Trigo Morais, num encontro com jornalistas que decorreu em Lisboa para a divulgação do Barómetro de Vendas da APED, que mostra um aumento do volume de vendas do retalho alimentar e não alimentar de 1% no segundo trimestre deste ano, em termos homólogos, muito graças ao contributo positivo do alimentar, que subiu 2%, depois de três trimestres consecutivos de variações negativas.

A responsável explicou que a grande crise começou em 2008/2009, depois «o mercado segurou entre 2009 e 2010», seguindo-se então no final de 2011/início de 2012 a queda mais significativa e a maior crise do consumo.

Questionada sobre as perspetivas de evolução do mercado ainda durante este ano, Ana Isabel Trigo Morais constatou que Portugal «vai entrar num período agitado», devido à existência de eleições, mas estimou que «o consumo vai continuar a tendência de crescimento».

Quanto ao mercado não alimentar, cujas vendas caíram no segundo trimestre deste ano uns ligeiros 0,6%, face ao período homólogo, a diretora-geral da APED afirmou que o mesmo será influenciado pelo preço dos combustíveis, «que tenderá a continuar em baixa», acrescentando que a atitude do consumidor «é mais otimista do que no passado relativamente aos bens de consumo duradouro».

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip