Vencedores do Prémio Intermarché Produção Nacional já são conhecidos
Os finalistas da 9ª Edição do Prémio Intermarché Produção Nacional, que promove a produção sustentável e inovadora com respeito pelas origens e tradição, foram anunciados pelo Intermarché.
Os produtores nacionais que se destacaram nas categorias Produção Primária, Produtos Transformados e Ideias com Potencial foram conhecidos num evento que decorreu dia 28 de novembro, na Base Logística do Grupo os Mosqueteiros, em Alcanena.
Na categoria Produção Primária venceu o Mel da produtora Iberiensis, que produz méis monoflorais de Rosmaninho, Castanheiro e Silva e Urze apostando na preservação de tradições antigas e garantindo o bem-estar das abelhas.
Já na categoria Produtos Transformados foi distinguido o projeto “Zidra”, que dá origem a uma bebida artesanal refrescante produzida com romã portuguesa, de forma a valorizar o fruto e evitar o desperdício.
O projeto “Dose Certa”, da Campicarn, que promove o consumo de carne de forma consciente, visando contribuir para uma alimentação equilibrada e diversificada, foi o vencedor na categoria Ideias com Potencial.
O júri atribuiu também uma Menção Honrosa ao pack de azeite e conserva de azeitona, da Quinta Nossa Senhora das Neves, projeto que preserva os modos tradicionais e as variedades portuguesas de azeite.
“O Intermarché quer cada vez mais valorizar a produção portuguesa de qualidade focada na sustentabilidade, na inovação e no respeito pelas tradições. Este Prémio que a Insígnia promove anualmente traduz exatamente esse apoio e incentivo aos melhores projetos nacionais, representando um forte contributo para a revitalização desta área tão importante para o nosso país como é a produção agrícola”, salientou Martinho Lopes, Presidente do Conselho de Administração do Intermarché.
O evento integrou ainda o debate “Desafios da Produção Nacional, Recursos Humanos, Logística e Sustentabilidade”, que juntou no mesmo painel Martinho Lopes, Presidente do Conselho de Administração do Intermarché; Sérgio Ferreira, da Direção da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP); e Gonçalo Pereira, Diretor-geral da empresa VGT Portugal.
O prémio confere reconhecimento e visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos respetivos vencedores, aos quais o Intermarché oferece também um apoio monetário de 5 mil euros.
O júri que avaliou e elegeu os projetos a concurso foi composto por representantes do Intermarché, da Associação Portuguesa de Empresas e Distribuição (APED), da Confederação de Agricultores de Portugal (CAP), da Docapesca, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa (FMV), do Instituto Superior de Agronomia (ISA), da Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus) e do Portugal Sou Eu.
O Prémio Intermarché Produção Nacional conta com o apoio institucional do Ministério da Agricultura e da Alimentação e do Ministério da Economia e Mar.
Os vencedores da 9ª edição do Prémio Intermarché Produção Nacional são:
Categoria Produção Primária:
Categoria Produtos Transformados:
- Fermentado de sumo de romã, Zidra
Categoria Ideias Com Potencial:
Menção honrosa:
- Azeite e conserva de azeitona, Quinta Nossa Senhora das Neves (Produtos Transformados)