Universidade da Flórida descobre como controlar doença "greening" dos citrinos

Investigadores da Universidade da Flórida (UF) descobriram outro recurso-chave na procura contínua para encontrar soluções para combater o Huanglongbing (HLB), ou doença do "greening" dos citrinos.

Citrinos

A descoberta traz o potencial de outra ferramenta para os citricultores controlarem o inseto que transmite a bactéria causadora da doença e protege as árvores infectadas de danos mais mortais.

Kirsten Pelz-Stelinski, professora associada de entomologia e nematologia do Centro de Investigação e Educação de Citrinos do Instituto de Ciências Agrárias e Alimentares da UF, descobriu que oligonucleotídeos anti-sentido de ácido 2'-desoxi-2'-flouro-d-arabinonucléico (FANA ASO) (ácidos nucléicos de fita simples de pequeno porte) podem ser usados ​​para silenciar genes essenciais dentro de psilídeos cítricos asiáticos e no patogéneo bacteriano que causa a doença de "greening" dos citrinos.

No seu estudo, Pelz-Stelinski e a sua equipa foram capazes de reduzir o patogéneo da doença no psilídeo e nos citrinos, levando a uma menor transmissão e a uma redução potencial na severidade da doença.

«A intenção desta investigação era encontrar ferramentas alternativas e ecologicamente corretas para a gestão de psilídeos, já que as estratégias atuais com pragas levaram ao desenvolvimento de uma resistência entre as populações de psilídeos cítricos asiáticos», referiu Pelz-Stelinski. «Compreender as relações das bactérias essenciais necessárias para a sobrevivência dos insetos oferece alvos potencialmente importantes para estratégias de controlo que usam bactericidas. Ao interromper a forma como o psilídeo adquire e processa o patogéneo enquanto afeta a nutrição e a aptidão do psilídeo pode fornecer uma ferramenta de gestão alternativa no controlo da transmissão do patogéneo HLB».

A investigação foi publicada recentemente no jornal online Nature Scientific Reports.

Conheça também o projeto PRE-HLB, que procura encontrar soluções contra a doença HLB, que ameaça a citricultura a nível mundial.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip