“Uma das secas mais graves deste século”: Governo apela à suspensão do consumo não essencial e defende penalizações para usos indevidos da água

“Vivemos momento particularmente difíceis”, reconheceu esta quarta-feira a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, afirmando que “estamos a atravessar uma das secas mais graves deste século” e que “é o segundo episódio de seca mais grave desde 1931”.

Atualmente 60% do país encontra-se em seca extrema e 40% em seca severa, adiantou a ministra, apontando que “os dados não são propriamente animadores”, “porque tivemos o sexto verão mais quente”, sendo apenas ultrapassado pelo de 2005.

“As temperaturas máximas e mínimas são acima dos valores normais, em julho e em agosto”, salienta Maria do Céu Antunes, adiantando que, apesar de estarem previstas descidas, manter-se-ão elevadas, “dentro daquilo que são as temperaturas normais para a época”.

Quanto a chuva, “se por um lado, a temperatura nos atira para o segundo verão mais quente desde século”, por outro lado, “apenas março esteve acima do normal”, sendo que “todos os outros meses estiveram abaixo da média dos últimos anos”.

Continue a ler aqui.

Fonte: Multinews

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip