UE lança Prémios Europeus de Produção Biológica

Estes prémios irão reconhecer a excelência ao longo da cadeia de valor biológico, premiando os melhores e mais inovadores intervenientes na produção biológica na UE. As inscrições estarão abertas de 25 de março a 8 de junho de 2022.

A Comissão Europeia adotou, em março de 2021, o Plano de Ação para o Desenvolvimento da Agricultura Biológica. A abordagem adotada no plano de ação é que, para estimular a produção biológica, a procura de produtos biológicos por parte dos consumidores deve aumentar. É necessário, portanto, sensibilizar mais o público para as características e os benefícios dos produtos biológicos.

Para o efeito, o plano de ação prevê a atribuição de prémios anuais que reconhecem a excelência na cadeia de valor da produção biológica. Destinam-se a galardoar os melhores e mais inovadores intervenientes do setor biológico, que contribuem para reduzir o impacto da agricultura no ambiente e no clima e para a consecução da Estratégia de Biodiversidade e da Estratégia do Prado ao Prato da UE.

Os Prémios Europeus de Produção Biológica são organizados conjuntamente pela Comissão Europeia, pelo Comité Económico e Social Europeu, pelo Comité das Regiões Europeu, pelo COPA-COGECA e pela IFOAM Organics Europe, e abarcam sete categorias, que incluem oito prémios:

Recompensam os vários intervenientes na cadeia de valor da produção biológica que tenham desenvolvido um projeto de excelência, inovador, sustentável e inspirador, que gera verdadeiro valor acrescentado para a produção e o consumo de produtos biológicos.

Estes prémios, de natureza não pecuniária, serão entregues a 23 de setembro, ou seja, por ocasião do Dia Europeu do Bio.

Pode visualizar os questionários para se candidatar aos prémios biológicos da UE apenas para informação.

As ligações para os formulários de candidatura em linha estarão disponíveis a partir de 25 de março de 2022.

Para mais informações, clique aqui. E veja o guia prático aqui.

Fonte: ec.europa.eu

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip