UE inicia debate sobre nova PAC e instrumento para enfrentar crises

Os ministros da Agricultura da União Europeia (UE) iniciaram esta terça-feira a negociação da Política Agrícola Comum (PAC) pós-2020, com a possível criação de um instrumento de regulação de crises a dominar o debate, disse, em Bruxelas, Capoulas Santos.

pac

O debate para a PAC pós-2020, explicou o ministro da Agricultura, abordou os instrumentos políticos e suas regras de aplicação, tendo como base que o recente «processo de liberalização da PAC trouxe graves distúrbios de mercado, o que faz com que agora a generalidade dos ministros esteja disponível para equacionar um novo instrumento político precisamente para tentar, no futuro atuar sobre os riscos e as crises na agricultura».

«Foi uma primeira volta à mesa em que defendi a necessidade de este novo instrumento de gestão de riscos e crises dever ser equacionado», disse, acrescentando esperar que a Comissão Europeia apresente um documento de orientação até final do ano.

«A PAC não tem instrumentos suficientes para responder a crises como as que afetaram recentemente os setores do leite e da suinicultura», considerou, acrescentando que, do seu ponto de vista, «se foi longe demais na liberalização da agricultura».

Os ministros debateram ainda a saída do Reino Unido e consequente redução no orçamento da UE, avaliado em 5%.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip