Trás-os-Montes: em 2016 há um novo concurso de azeite virgem extra

Estreia-se este ano o ‘Concurso de Azeite Virgem de Trás-os-Montes e Alto Douro’ (CAVTAD), uma iniciativa que decorrerá por ocasião da quinta edição do ‘Festival do Vinho do Douro Superior’ (FVDS).

azeite

O concurso acontece nos dias 19 e 20 de maio, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, e os vencedores são anunciados no domingo, dia 22 de maio, pelas 17h00, durante o certame que decorre no ExpoCôa - Pavilhão de Exposições e Feiras de Vila Nova de Foz Côa.

José Gouveia, professor catedrático do Instituto Superior de Agronomia e grande especialista em azeites, é o presidente do júri do CAVTAD, acompanhado pela dupla de diretores técnicos Francisco Pavão (da APPITAD – Associação dos Produtores em Proteção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro) e José Alberto Pereira (da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança).

Nesta primeira edição, o júri integra profissionais de referência na área da análise sensorial de azeites virgem, garantindo aos produtores da região uma oportunidade de exceção para mostrar o dinamismo e o potencial da sua atividade.

‘Frutado Maduro’, ‘Frutado Verde’ e ‘Frutado Verde Intenso’ são as três categorias de azeite a concurso, às quais serão atribuídas medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas, havendo ainda lugar para duas distinções especiais para os melhores ‘Azeite de Cooperativa’ e ‘Azeite de Quinta’.

Desde a primeira edição, o ‘Festival do Vinho do Douro Superior’ tem dado destaque ao azeite, tendo contado com provas comentadas.

A adesão e interesse suscitado em edições anteriores por concursos semelhantes, mas com vinho em vez de azeite, esteve na base da ideia de se criar um ‘Concurso de Azeite Virgem de Trás-os-Montes e Alto Douro’, que premiasse e desse a conhecer o que de melhor se produz na região.

O protagonismo adquirido pelo azeite que se manifesta neste primeiro concurso, não deve fazer esquecer o contexto em que ocorre, que é o da celebração de algumas das mais prestigiadas marcas de vinho do Douro feito de 20 a 22 de maio, em Vila Nova de Foz Côa, terra que recebe pelo quinto ano consecutivo o ‘Festival do Vinho do Douro Superior’.

Saiba mais sobre o certame aqui:

Festival do Vinho do Douro Superior regressa a Vila Nova de Foz Côa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip