Tomate: empresa holandesa fabrica caixas de cartão com desperdícios

tomate

Uma pequena empresa da Holanda está a transformar os restos de tomates em caixas de cartão que servem para transportar estes frutos. Um processo 100% reciclável e que maximiza ao limite a produção.

A Solidus Solutions é uma empresa especialista na produção de embalagens ecológicas e a sua última ideia foi transformar os desperdícios da produção de tomates.

Este processo inovador recorre aos caules e às folhas dos tomates, cujas grandes quantidades, sem utilidade nenhuma, são um grande problema para os produtores, no fim da colheita de outono.

Estes desperdícios são picados, depois moídos e as fibras extraídas deste processo são misturadas com as provenientes de papéis e cartões reciclados.

O resultado são caixas de cartão de aspeto bem tradicional, mas mais sólidas, com capacidade para transportar até 5 quilos de tomates. E ainda podem ser recicladas até sete vezes, garantem os responsáveis da empresa.

«Embalar os tomates em cartões enriquecidos com fibras de plantas de tomates contribui para uma reutilização máxima dos seus desperdícios», salienta um dos elementos da Solidus Solutions, Saskia Cooman.

«As fibras dos tomates estão deliberadamente visíveis no interior das caixa»”, acrescenta ainda.

O próximo passo da empresa que tem fábricas de transformação na Holanda, na Bélgica e em Inglaterra é reciclar folhas de pepino e de pimentão.

Fonte: Le Fígaro  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip