Todas as escolas do Politécnico de Coimbra são EcoCampus

Todas as escolas do Politécnico de Coimbra foram distinguidas com o galardão EcoCampus, um novo programa da Associação Bandeira Azul da Europa que promove a sustentabilidade nas instituições de ensino superior.

Este galardão reconhece a estratégia das seis escolas do IPC – a Escola Superior de Educação (ESEC), o campus conjunto da Escola Superior Agrária (ESAC) e do Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAC), a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTGOH), a Escola Superior de Saúde (ESTeSC) (no campus conjunto com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra) e o Instituto Superior de Engenharia (ISEC) – para os próximos três anos, na implementação de ações de melhoria para a sustentabilidade, em articulação com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A cerimónia de entrega de prémios acontecerá em outubro.

Para Ana Ferreira, vice-presidente do Politécnico de Coimbra, a atribuição desta distinção deve constituir um estímulo adicional para o trabalho em curso e a desenvolver na promoção da sustentabilidade ambiental em todos os campi do IPC. “É o reconhecimento das boas práticas de sustentabilidade ambiental e da estratégia que o IPC adotou nas várias escolas de Coimbra e de Oliveira do Hospital, por forma a melhorar o seu desempenho ambiental, através de ações e projetos no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), diz a responsável desta área no IPC. É também importante para a estruturação e valorização do IPC enquanto instituição que “investe de forma incessante na gestão e na educação para a sustentabilidade ambiental”. A manutenção dos galardões é um “desafio constante”, afirma a responsável, acrescentando que tal só é possível “graças ao trabalho concertado entre o Serviço de Saúde Ocupacional e Ambiental do IPC, os Coordenadores Eco-Escolas/ECoCampus, comunidade escolar e local, a quem se impõe agradecer em nome da Presidência do IPC”.

O EcoCampus é um programa suplementar ao projeto Eco-Escolas que promove a melhoria contínua da gestão ambiental das instituições de ensino superior, planeando e monitorizando ações que envolvam todos os serviços e valências do Campus, assim como a adoção de comportamentos sustentáveis nas comunidades académica e local. Coordenado a nível internacional pela Foundation for Environmental Education, o projeto envolve as diversas valências do campus, promovendo uma avaliação, identificação e implementação de ações de melhoria para a sustentabilidade e monitorização das instalações e serviços que o integram.

Recorde-se que o IPC é um dos maiores eco-politécnicos do País, vendo renovado o seu galardão Eco-Escolas em todas as unidades de ensino nos últimos quatro anos, fruto do grande empenho da instituição e de todos os seus agentes em prol de um ambiente académico mais sustentável.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip