TAGUS com candidaturas abertas para apoiar investimentos agrícolas no Ribatejo Interior

Até 15 de setembro, a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior recebe candidaturas a apoio de projetos para Abrantes, Constância e Sardoal, que se insiram nas operações “Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola” e “Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas”.

agricultura

Este primeiro período de receção de candidaturas da TAGUS tem uma dotação orçamental de 572 mil euros, divididos pelas operações 10.2.1.1 “Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola” e 10.2.1.2 “Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas”, no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária Rural (DLBC Rural), do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020) e através do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER),

Para os “Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola”, a TAGUS tem, neste anúncio, 245 mil euros para projetos até aos 40 mil euros, que promovam a melhoria das condições de vida, de trabalho e de produção dos agricultores ou que contribuam para o processo de modernização e de capacitação das empresas do setor agrícola. O apoio a fundo perdido nesta ação será de 50% das despesas elegíveis.

Já os “Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas” devem contribuir para o processo de modernização e capacitação de empresas desta área. Esta medida tem uma dotação de cerca de 328 mil euros, no concurso deste ano. Os pedidos podem ir aos 200 mil euros e obterem um financiamento a fundo perdido de 45% das despesas elegíveis.

O Grupo de Ação do Ribatejo Interior tem definida a prioridade para candidaturas de projetos relacionados com os setores do olival, dos produtos biológicos, dos frutos vermelhos e dos produtos hortofrutícolas. Na transformação e comercialização são ainda priorizados investimentos na valorização ambiental e eficiência energética, projetos com modelos de comercialização online e pedidos que introduzam novos equipamentos, produtos ou processos.

Até 2020, a TAGUS vai disponibilizar cerca de 1,9 milhões de euros para Abrantes, Constância e Sardoal, no âmbito do FEADER. Este fundo europeu inclui, ainda, as  operações: “Cadeias Curtas e Mercados Locais”, “Promoção de Produtos de Qualidade Locais”, “Renovação de Aldeias” e “Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola”. Tendo o GAL a previsão de abrir candidaturas a esta última muito em breve.

Para mais informação e consulta dos avisos, legislação e submissão, deve ir ao sítio na Internet da TAGUS (em www.tagus-ri.pt) ou do PDR2020 (em www.pdr-2020.pt).

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip