Suinicultura: um setor vital para a economia do país

Capacidade de exportação e de produção, sustentabilidade ambiental e autossuficiência são os principais desafios para um setor que é vital para a economia do país. Com os apoios do PDR 2020, o setor da suinicultura terá possibilidade de modernizar, reestruturar e redimensionar as explorações, criando assim condições para o seu impulsionamento.

Estas são as principais conclusões do VII Congresso Nacional de Suinicultura que se realizou nos dias 23 e 25 de junho, nas Caldas da Rainha.

A Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS), que organizou o evento, salienta, em comunicado, que cerca de 400 congressistas marcaram presença, tendo a oportunidade de analisar o caminho para a autossuficiência do setor.

Marcaram presença a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, que presidiu à sessão de abertura do Congresso, o secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito e José Diogo Albuquerque, secretário de Estado da Agricultura.

Durante a sessão de inauguração, foi celebrado um protocolo com o Crédito Agrícola que beneficiará não só os empresários suinícolas, como as associações e agrupamentos, os colaboradores das empresas e as respetivas famílias e anunciado um novo seguro pecuário, medida extremamente importante para o setor, cuja portaria tem vindo a ser preparada.

Nuno Vieira e Brito, que participou num painel sobre o Futuro do Comércio Internacional, anunciou que «Portugal estará em condições de exportar carne de porco para a China até ao final do ano», incentivando o setor a olhar a internacionalização de forma mais arrojada.

O secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar afirmou ainda que «apesar de ter sido um ano negativo porque deixámos de poder exportar para a Rússia, mesmo assim houve capacidade de crescimento», sublinhando que a fileira da suinicultura conseguiu «encontrar novos mercados, quer na União Europeia, quer em países terceiros».

Este foi um certame com uma forte componente técnica, no qual foram abordados os temas que atualmente merecem atenção por parte dos suinicultores mas também de cariz político.

«A autossuficiência alimentar no horizonte 2020 tem sido a grande bandeira desta equipa ministerial à qual, naturalmente, a Federação não só se associa como tem sido um agente impulsionador deste objetivo, com aplicação de conceitos como a segmentação de ciclo que visa o aumento e a eficiência da produção, fomentando a sustentabilidade ambiental e as boas práticas agrícolas», afirmou Vítor Menino, presidente da FPAS.

"O futuro do comércio internacional", a sanidade animal, "A Suinicultura em 2020" "A destruição de cadáveres”, “As raças autóctones” e o “PDR2020 – Apoios ao investimento na Suinicultura” foram outros temas em discussão.

A Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) representa sete associações que congregam cerca de 1500 produtores de suínos em todo o país.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip