Suinicultura portuguesa discute China em Rio Maior

porcos

As potencialidades do mercado chinês para a suinicultura portuguesa vão estar em debate no 9º Congresso Nacional de Suinicultura que se realiza a 8 e 9 de maio, em Rio Maior.

Osler Desouzart, perito internacional na área do comércio agroalimentar vem a Portugal expor as potencialidades que a China oferece enquanto mercado de exportação, fornecendo aos suinicultores portugueses o enquadramento técnico e social acerca da produção e consumo de carne de porco neste país.

A "Suinicultura no Planeta China" é o tema da sua palestra e enquadra-se num programa diversificado que inclui a discussão de temas polémicos dentro e fora do setor.

A qualidade nutricional da carne de porco ou o surgimento da carne sintética como uma opção alimentar cada vez mais real, bem como o impacte ambiental da atividade ou os desafios da sucessão geracional num negócio que em Portugal se mantém eminentemente familiar são alguns dos temas a abordar no encontro.

Ao todo são cinco os painéis de discussão.

Além de "A Suinicultura no Planeta China" fazem também parte dos temas em agenda a "Carne Sintética", uma opção à vista, tema explanado pelo Professor Carlos Buxadé, professor emérito da Universidade Politécnica de Madrid que nos últimos anos se tem dedicado ao estudo dos desenvolvimentos da carne sintética e aos seus potenciais impactes na área da suinicultura.

"Tendências de Consumo, somos e seremos aquilo que comemos", momento que conta com a intervenção da professora Carla Gonçalves, nutricionista e diretora do curso de Ciências da Nutrição na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e Marketing e Comunicação que conta com as intervenções de Pedro Aguiar, docente no IPAM e de Liliana Astrid Galindo, diretora de marketing do projeto PorKColombia, iniciativa de promoção de consumo da carne de porco na Colômbia, são igualmente temas em debate.

"A Empresa familiar: A motivação e a Sucessão geracional" é a temática de encerramento do 9º Congresso Nacional de Suinicultura e conta com a participação de Nuno Correia, o primeiro empresário na área da suinicultura a exportar para a China, e de Fernando Correia, seu pai e fundador da Intersuínos.

Inscrições através do seguinte email: fpas@suinicultura.com

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip