Situação do mercado, em particular na sequência da invasão da Ucrânia

Decorreu esta segunda-feira, dia 30 de janeiro, em Bruxelas, a reunião do Agrifish - Conselho de Ministros de Agricultura e Pescas da União Europeia, em comunicado pode ler-se:

"A invasão da Ucrânia pela Rússia perturbou de forma significativa os mercados agrícolas mundiais em 2022 e gerou insegurança alimentar a nível mundial num período de recuperação pós-COVID-19 já marcado por pressões inflacionistas no que toca à energia, às matérias-primas, aos adubos e ao transporte de mercadorias.

Antes do início da guerra, a Rússia e a Ucrânia eram grandes exportadores de cereais, trigo, milho, sementes oleaginosas (em especial de girassol) e adubos. Além disso, as ações destinadas a eliminar progressivamente a dependência da UE em relação aos combustíveis fósseis russos exacerbaram ainda mais o aumento dos preços da energia, que já tinham registado uma subida acentuada no rescaldo da invasão da Ucrânia pela Rússia. Tudo isto deu origem a fortes aumentos dos preços dos produtos e fatores de produção agrícolas essenciais.

A incerteza nos mercados agrícolas da UE continua a ser elevada, apesar do desbloqueio parcial dos portos ucranianos do mar Negro e do êxito da iniciativa "corredores solidários" da UE para ajudar a Ucrânia a exportar produtos agrícolas por todas as rotas possíveis, recorrendo nomeadamente ao transporte ferroviário, rodoviário e fluvial.

A Comissão Europeia está a acompanhar de perto a situação dos preços e a evolução dos mercados dos produtos de base agrícolas e dos alimentos, publicando vários relatórios ao longo do ano. A versão mais recente do seu painel mensal dos preços dos produtos de base, publicada em 21 de dezembro de 2022, as perspetivas a curto prazo publicadas em 5 de outubro de 2022 e as perspetivas a médio prazo, estão disponíveis aqui.

A próxima atualização das perspetivas a curto prazo está prevista para fevereiro de 2023.

Além disso, em resposta aos pedidos das delegações, a Comissão fornece uma atualização periódica com estatísticas sobre as exportações agrícolas da Ucrânia e enviou uma comparação das exportações de cereais e sementes oleaginosas da Ucrânia em 2021 e 2022. A versão mais recente da atualização periódica e da comparação foi publicada no Portal dos Delegados em 16 e 20 de janeiro, respetivamente.

Priorizando questões relacionadas com a segurança alimentar e a disponibilidade e a acessibilidade dos adubos, a Comissão publicou uma Comunicação intitulada "Assegurar a disponibilidade e acessibilidade dos adubos", em 9 de novembro de 2022 (consulte), e um documento de trabalho dos serviços da Comissão sobre os fatores de segurança alimentar, em 4 de janeiro de 2023 (consulte).

A fim de orientar o debate na reunião do Conselho (Agricultura e Pescas) de 30 de janeiro, a Presidência convida os Estados-Membros a pronunciarem-se sobre as seguintes perguntas propostas para o debate ministerial:

1. O setor agrícola e a cadeia alimentar na Ucrânia enfrentam grandes desafios. Que outras ações da Comissão e dos Estados-Membros podem ajudar a atenuar a situação na Ucrânia a curto e a longo prazo?

2. Considera que alguns setores agrícolas e/ou regiões da UE são particularmente afetados pela guerra na Ucrânia? Em caso afirmativo, que ações ou medidas, incluindo a possível utilização da reserva agrícola, prevê para melhor atenuar essas dificuldades? Deverão ser associadas condições especiais às medidas propostas?"

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip