Sistema faz contagem automática de plantas por imagens de drones

Uma rede colaborativa com professores e investigadores de instituições públicas e privadas, do Brasil e de outros países, desenvolveu uma solução pioneira que deteta e conta plantas ao mesmo tempo que identifica linhas de plantio em imagens obtidas com drones. A tarefa é executada graças a uma combinação de técnicas avançadas de visão computacional e aprendizagem profunda (deep learning), capaz de tomar decisões por conta própria. Isto reduz custos e incertezas, facilita a gestão sustentável da produção e alavanca o agro 4.0.

Agricultura de precisão

Em experiências com cultivo de milho e citrinos nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, o método alcançou alto índice de acerto no monitorização de sistemas agrícolas, além de demonstrar versatilidade e permitir a redução da dependência de inspeções visuais, que são demoradas, trabalhosas e tendenciosas. Outra vantagem em relação aos métodos tradicionais é que a solução proposta permite uma varredura completa do talhão ou da área plantada.

O mapeamento preciso das áreas de cultivo é um pré-requisito importante para auxiliar a gestão do campo e a previsão de produção na chamada agricultura de precisão. Isto porque as culturas são sensíveis aos padrões de plantio e têm uma capacidade limitada para compensar áreas ausentes numa linha, o que impacta negativamente o rendimento por unidade de área de solo durante a época de colheita.

Identificar as linhas de plantio pode ajudar os produtores a corrigir problemas ocorridos durante o cultivo de mudas, informação essencial na tomada de decisões. Por isso, imagens óticas com sensores embarcados em veículos aéreos não tripulados (Vants) são um meio de baixo custo comumente usado para capturar cenas, cobrindo áreas cultivadas.

Leia o artigo completo aqui.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip