Sistema de Alqueva agora ligado ao Sistema de Santo André

Teve, na passada quinta-feira, dia 3 de março, início a transferência de água entre o Sistema de Alqueva e o Sistema de Santo André, permitindo assim reforçar o abastecimento de água à Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) por parte da Águas de Santo André.

A obra, levada a cabo pela EDIA, compreende um troço de 17 km que liga o Adutor Roxo-Sado ao sistema de adução à Albufeira de Morgavel.

Esta ligação contribui significativamente para o aumento da fiabilidade do abastecimento de água ao principal Pólo industrial do país, uma vez que representa uma redundância da origem de água para fornecimento deste complexo.

Para garantir este reforço de armazenamento, a água de Alqueva teve que percorrer um total de cerca de 170 km de canais, tuneis e condutas, passando, pelo caminho, pelas barragens dos Álamos, Loureiro, Alvito, Pisão e Roxo.

Esta empreitada permitiu ainda a realização da ligação à Albufeira de Fonte Serne, que garante o fornecimento de água aos perímetros de rega de Campilhas e Alto Sado.

No atual contexto de seca, a EDIA e a Águas de Santo André, contribuem para o aumento da resiliência dos seus sistemas fazendo face aos períodos de seca que se vêm registando.

Alqueva assume-se uma vez mais como reserva estratégica de água, garantindo água para regadio aos seus perímetros e perímetros confinantes, água para abastecimento público e, agora, também água para abastecimento industrial.

Sobre a EDIA

A EDIA, pertencente ao Setor Empresarial do Estado, é a empresa gestora do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA).

Localizado em pleno Alentejo, o EFMA tem influência direta, quer nos concelhos abrangidos pela albufeira de Alqueva, quer naqueles que beneficiam com a instalação de novos perímetros de rega ou são servidos pelo abastecimento público, abrangendo um total de 20 concelhos, dos distritos de Beja, Évora, Setúbal e Portalegre.

O Alentejo corresponde a cerca de 1/3 do território de Portugal Continental. É uma região com baixa densidade populacional, apenas 5% da população, com elevados índices de desertificação humana e de envelhecimento. O Produto Interno Bruto per capita está abaixo da média nacional registando ainda um grande deficit de pluviosidade.

A carência de água nesta região foi, ao longo dos anos, um dos principais condicionalismos ao seu desenvolvimento, impedindo a modernização da agricultura e a sustentabilidade do abastecimento público.

O EFMA é um projeto centrado na barragem de Alqueva, a maior reserva estratégica de água da Europa, que tem como objetivo o desenvolvimento económico e social da região aonde se insere, através da garantia do recurso água.

Sobre as Águas de Santo André

A Águas de Santo André, S.A, (AdSA) é a uma empresa do Grupo Águas de Portugal que tem por missão gerir e explorar o Sistema de Santo André, assegurando o abastecimento de água, em qualidade e quantidade, às populações do concelho de Sines e Santiago do Cacém, e a recolha e tratamento das águas residuais. Dá resposta, ainda, às exigências das indústrias localizadas na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), no que concerne ao abastecimento de água potável, água industrial, água residual e resíduos industriais.

A AdSA visa atingir, permanentemente, os mais elevados padrões de qualidade, tendo sempre presente, para além da sustentabilidade ambiental, a equidade no acesso aos serviços que promovem bem-estar das populações que serve. Somos uma empresa virada para as pessoas, para a sociedade, para o ambiente e para o futuro. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip