Setores da agricultura e pecuária consomem 74,7% da água em Portugal

agua

Os setores da agricultura e pecuária consomem 74,7% da água em Portugal Continental, o equivalente a 3.389 hectómetros cúbicos por ano (hm3/ano).

Segue-se o setor urbano com 19,6% (889 hm3). Os dados constam do Plano Nacional da Água, em consulta pública há uma semana.

Segundo o Plano Nacional da Água, colocado recentemente em consulta pública, persiste «alguma ineficiência no uso da água em todos os setores».

O setor industrial consome cinco por cento da água e o turismo 0,7 por cento.

No documento pode ler-se que se regista «a persistência de pressões qualitativas, algumas pontuais (agropecuárias, industriais e algumas descargas de águas residuais urbanas insuficientemente tratadas que ainda subsistem) e sobretudo difusas (agricultura e, em alguns casos, agropecuária derivada à exploração extensiva ou ao espalhamento de efluentes) que põem em causa os objetivos fixados».

O documento alerta para o facto de «as pressões qualitativas exercidas pela actividade agropecuária, responsável pela descarga de azoto e fósforo nas massas de água, que são importantes nutrientes, estão por identificar e caracterizar, nomeadamente aquelas unidades que recorrem ao espalhamento e valorização agrícola e que são por isso sujeitas a escasso controlo ambiental».

A persistência de pressões sobre as massas de água, decorrentes de actividades económicas, com impacto significativo sobre o seu estado, também põe em causa o cumprimento da lei, de acordo com o mesmo documento.

O Plano Nacional da Água está em consulta pública até 21 de agosto de 2015 e define a estratégia para a gestão integrada deste recurso natural, estabelecendo as grandes opções políticas e os princípios orientadores a aplicar pelos Planos de Gestão de Regiões Hidrográficas (PGRH) e por outros instrumentos de planeamento para o período 2016-2021.

Contém ainda as linhas prospectivas para o período 2022-2027, que corresponde ao terceiro ciclo da Directiva-Quadro da Água.

VER PLANO NACIONAL DA ÁGUA 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip