Setor europeu do açúcar preocupado com o fim das quotas

O setor europeu do açúcar defende a criação de um fundo de reestruturação que vise atenuar o impacto social da crise que o setor já atravessa e que, consideram, vai agravar-se com o fim das quotas.

A conclusão saiu de uma reunião, realizada no fim de outubro, entre a Federação Europeia dos Sindicatos da Alimentação, da Agricultura e do Turismo (EFFAT) e o Comité Europeu dos Fabricantes de Açúcar (CEFS), que representa os trabalhadores e produtores.

A redução dos preços do açúcar, devido à pressão do açúcar da Índia, Tailândia e Brasil, países que estão a usufruir de condições especiais de comércio com a União Europeia, está a ameaçar a vitalidade do setor, pondo em causa milhares de postos de trabalho. 

Esta situação, a juntar à decisão de terminar com as quotas do açúcar em 2017, pode vir a criar uma forte crise social, consideram aquelas entidades.

Assim, a EFFAT e o CEFS exigem a criação de um fundo de reestruturação para apoiar os operadores, que, neste momento, já estão a fazer um esforço muito considerável para se adaptarem ao mercado em mudança.

Este fundo serviria para atenuar o impacto social e a compensar em parte os prejuízos das empresas açucareiras, dos produtores de beterraba e das empresas de maquinaria, que vão ser afetados pela redução inevitável da atividade.

Fonte: Lusa/Agronegócios

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip