Serpa promove II Semana Gastronómica do Queijo

serpa

Pratos confecionados à base de queijo vão «abrir o apetite» e enriquecer as ementas de restaurantes de Serpa, no Alentejo, numa semana gastronómica que vai decorrer entre 5 e 7 de fevereiro.

O evento é promovido pela Câmara de Serpa, distrito de Beja, e pretende «valorizar os queijos produzidos no concelho e promover a Feira do Queijo do Alentejo, que decorre anualmente naquela cidade», salienta o município.

Ao todo 13 restaurantes do concelho (10 em Serpa, dois em Vila Verde de Ficalho e um em Vila Nova de São Bento) aderiram à Semana Gastronómica deste ano para valorizarem e promoverem o queijo, usando-o «como um dos ingredientes principais na confeção dos seus pratos», e, assim, darem «a conhecer a riquíssima e diversificada gastronomia local», refere a autarquia.

Croquetes aromáticos com queijo de Serpa, lombinho de porco preto com queijo a cavalo polvilhado com orégãos, caldo de bacalhau com queijinho fresco e espinafres, queijo de Serpa com doce de abóbora e requeijão com mel são algumas das sugestões de entradas, pratos e sobremesas que poderão ser degustadas durante a semana gastronómica nos restaurantes aderentes.

A Feira do Queijo do Alentejo de 2016 vai decorrer entre os dias 26 e 28 de fevereiro, no Parque de Feiras e Exposições de Serpa, e conta com mais de 100 expositores, metade dos quais de produtores de queijos.

Segundo a câmara municipal, a feira visa promover o queijo, com destaque para o de Serpa, e produtos agroalimentares locais e de outros produtores nacionais, «privilegiando as produções artesanais de qualidade».

A 15.ª edição da feira, além da exposição e comércio de produtos regionais, sobretudo queijos, inclui tasquinhas, artesanato, demonstrações de tosquia e ordenha de ovelhas e um concurso para escolher o melhor queijo do certame deste ano.

Além da semana gastronómica, o município, no âmbito da campanha de promoção da Feira do Queijo do Alentejo deste ano, já promoveu mostras de queijo de Serpa e cante alentejano em estabelecimentos comerciais na área da Grande Lisboa e vai organizar, no dia 20 deste mês, uma rota em BTT pelas rouparias do concelho.

Saiba mais aqui.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip