Semana da Gestão Agroflorestal Sustentável chega em abril

A Associação Portuguesa de Tracção Animal – APTRAN, em conjunto com o município de Vimioso, a Associação ALDEIA, a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança e o ZASNET - Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial promovem a Semana da Gestão Agroflorestal Sustentável.

tracao animal

A iniciativa terá lugar em Vimioso entre os dias 7 e 15 de abril de 2017.

«Pretende-se com esta iniciativa contribuir para o desenvolvimento desta região transfronteiriça, enquanto parte integrante da recentemente criada Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica», informa a organização, em comunicado.

Na génese da Semana da Gestão Agroflorestal Sustentável surgem os mesmos princípios que a UNESCO recomenda aquando da criação de uma reserva da Biosfera: conciliar a atividade humana e a preservação do património natural e cultural com um desenvolvimento socioeconómico sustentável da região.

A iniciativa estará dividida em dois eventos:

Evento 1 - Seminário de Gestão Agroflorestal Sustentável, (7 e 8 de Abril)

No primeiro dia de seminário destaque para as intervenções do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, do Coordenador do Centro de Ecologia Aplicada, Baeta Neves (CEABN), do Instituto Superior de Agronomia (ISA), Francisco Castro Rego, do Presidente da CCDRN, Fernando Freire de Sousa, e do Presidente do Conselho Diretivo do ICNF, Rogério Rodrigues entre outros oradores.

Destaque ainda para a Mesa redonda/debate “Dois países, dois territórios, um futuro comum?”, que conta com moderação da Coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, Helena Freitas.

O segundo dia do seminário será composto por sessões técnico-científicas, envolvendo as instituições de ensino e investigação regionais, assim como investigadores nacionais e estrangeiros que, com o seu conhecimento especializado, contribuam de forma significativa para a busca de soluções integradas para os problemas do território.

Evento 2 - Curso avançado “A tração animal na gestão agroflorestal sustentável” ( 10 a 15 de Abril)

Numa zona do país onde a utilização da tração animal foi uma realidade constante até há muito pouco, e onde existem ainda pequenos produtores que continuam a recorrer a esta tecnologia, a APTRAN - Associação Portuguesa de Tracção Animal realiza a 3ª edição do Curso avançado de tração animal, dedicado à gestão agroflorestal sustentável.

«Pretende-se assim dotar os formandos de conhecimentos e ferramentas adequadas que lhes permitam reconhecer na tração animal uma solução moderna, competitiva e sustentável, como complemento ou mesmo em alternativa aos modelos convencionais normalmente utilizados, garantindo formação avançada de qualidade numa área até agora negligenciada pelos agentes de desenvolvimento rural. Importa salientar que a aposta na capacitação de recursos humanos no meio rural favorece a criação de auto-emprego e a prestação de serviços no sector primário», explicam os promotores.

Para mais informações e inscrições aceda aqui

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip