Santa Maria da Feira: fogaça já tem registo europeu de IGP

fogaca

As fogaças de Santa Maria da Feira acabam de obter o registo de Indicação Geográfica Protegida (IGP) por parte da União Europeia (UE).

Em comunicado, a Câmara de Santa Maria da Feira explica que este estatuto – «que permite inscrever a menção oficial nos rótulos das Fogaças confecionadas de acordo com os requisitos referidos em Diário da República (2ª série - n.º 163 de 21 de agosto de 2015) – vem perpetuar a receita tradicional e garantir a qualidade do produto».

O pedido de registo da Fogaça da Feira como IGP foi suscitado pelo Agrupamento de Produtores de Fogaça da Feira, que viu agora aprovado o seu pedido de reconhecimento da qualidade e das características únicas da Fogaça da Feira.

Recorde-se que a IGP é uma certificação oficial regulamentada pela UE atribuída a produtos gastronómicos ou agrícolas tradicionalmente produzidos numa região.

Essa classificação garante que os produtos foram produzidos na região que tornou conhecidos e cujas características, qualidade e modos de confeção estejam de acordo com as tradições que os fizeram populares.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip