Rússia impõe restrições aos alimentos da Turquia incluindo frutas e hortícolas

horticolas

A Rússia adotou restrições às importações de alimentos da Turquia, incluídas frutas e hortícolas, o que gerou preocupação ao setor porque pode levar a um desvio ao mercado comunitário das produções turcas, caso se confirmam como uma barreira de acesso ao mercado russo.

O organismo responsável da segurança alimentar da Rússia anunciou que todos os produtos procedentes da Turquia estariam sujeitos a controlos de laboratório.

Por outro lado, a agência de proteção dos consumidores adiantou que retirou produtos turcos, entre os quais, carne e fruta, dos estabelecimentos para efetuar controlos sanitários.

Em 2014, as exportações de frutas e hortícolas frescas da Turquia para a União Europeia ultrapassaram as 798.800 toneladas por um valor de 900 milhões de euros, das quais que 592.675 toneladas correspondiam a frutas e 177.124 toneladas a hortícolas.

Em valor, a importação comunitária de frutas procedentes da Turquia totalizou 767 milhões de euros e de hortícolas foi de 133 milhões.

Em frutas, as principais partidas correspondem a citrinos, figos e uvas e em hortícolas a tomate e pimento.

Até setembro de 2015, as importações comunitárias de frutas e hortícolas procedentes da Turquia caíram cinco por cento em volume e cresceram seis por cento em valor, segundo dados da Eurostat.

Em 2014, as exportações de frutas e hortícolas da Turquia para a Rússia ascenderam a 1.333.000 toneladas.

As principais exportações de hortícolas correspondem a tomate, cebola, pepino, e pimento e nas frutas destacam-se os citrinos, uvas e cerejas. Em valor as exportações chegaram aos 951 milhões de dólares.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip