Rio Maior: todos os caminhos vão dar à Feira Nacional da Cebola

cebola

Entre 1 e 6 de setembro de 2015 terá lugar no Pavilhão Multiusos de Rio Maior, a Feira Nacional da Cebola (Frimor), cujo principal objetivo passa pela «aposta e promoção da fileira agroalimentar do concelho», vinca a organização.

A inauguração da feira decorre a 1 de setembro (terça-feira), às 11h30m e conta com a presença do secretário de Estado do Emprego, Octávio Oliveira.

No certame participam dezenas de produtores e expositores que irão divulgar os seus produtos, com destaque para os tradicionais ceboleiros da região presentes na “Avenida dos Ceboleiros”.

Vários workshops e sessões de networking são algumas das atividades previstas e que contam com a participação não só dos expositores mas de associações de promoção do setor, como a Aproder ou a Nersant.

A presidente da Câmara de Rio Maior, Isaura Morais, considera que «a aposta no setor alimentar justifica-se plenamente pois este é um dos setores-chave do plano estratégico de Rio Maior e um dos mais importantes para a dinamização da região em que nos inserimos».

A gastronomia também não será esquecida com um espaço dedicado à restauração e especializados em carnes certificadas de produção nacional, como é o caso das raças Mertolenga, Marinhoa, Arouquesa e Mirandesa.

A organização acredita que, este ano, o certame poderá atrair cerca de 70 mil visitantes.

As entradas são gratuitas.

Recorde-se que a Frimor é o evento mais antigo de Rio Maior, sendo que a sua história remonta ao século XVIII quando, em 1760, D. José a instituiu como feira franca.

A feira durava então três dias, com início a 13 de setembro, junto da capela de S. Sebastião, onde se transacionavam desde produtos agrícolas, pecuários, metalúrgicos e têxteis a sal das Salinas de Rio Maior.

Atualmente é uma feira agrícola, comercial e industrial que pretende divulgar as potencialidades económicas e potenciar a economia do concelho de Rio Maior.

VER CARTAZ 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip