Ria de Aveiro exporta 400 toneladas de ostras

Na Ria de Aveiro exportam-se por ano cerca de 400 toneladas de ostras, mas os produtores queixam-se do excesso de burocracia.

A boa aceitação pelo mercado estrangeiro da ostra de Portugal deve-se à genuidade do produto fazendo com que seja considerada única.

Os produtores de ostras da Ria de Aveiro queixam-se, como já foi dito, dos excessos de burocracia para ampliarem a produção e da prática do IVA a 23%.

Produtor de ostras há 23 anos, Carlos Ramos garante que existiria mercado para produzir mais ostras se não existisse tanta burocracia .

«Temos andado a lutar para conseguir ter novas áreas de produção. Estou a fazer uma a muito custo, porque a burocracia é violenta», disse o produtor.

Há uma discrepância relativamente ao IVA aplicado à comercialização de ostras em Portugal e em França, onde é aplicado um IVA de 5,5%.

Portugal compra ostras bebés a França e à Holanda, pois ainda não tem maternidade de ostras «Uma boa ostra, pronta a comercializar, deve ter entre os 60 e os 100 gramas», garantiu o produtor Carlos Ramos.

Fonte: TSF

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip