Regantes debatem eficiência dos perímetros hidroagrícolas nas XIII Jornadas da FENAREG

As XIII Jornadas da FENAREG - Encontro do Regadio 2022 realizam-se a 28 e 29 de novembro, na nova sede da Associação de Beneficiários da Cela, em Alcobaça, com a Eficiência a marcar a agenda do debate que reunirá entidades que tutelam o regadio e associações de regantes de todo o país, gestoras dos perímetros hidroagrícolas.

"A eficiência e os desafios do mercado da energia", tema do primeiro painel das jornadas, conta com o testemunho do presidente da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, Jorge Soares, no capítulo da eficiência hídrica, e do consultor Alexandre Cruz, especialista no mercado da energia.

O segundo painel, sobre "Revisão dos perímetros dos aproveitamentos hidroagrícolas", inicia-se com a apresentação do caso de estudo da ABROXO - Associação de Beneficiários do Roxo, seguida de uma mesa-redonda onde participam o Diretor-Geral da DGADR (Autoridade Nacional do Regadio), Rogério Ferreira, o presidente da FENAREG, José Núncio, o presidente da ABROXO, António Parreira, e a Associação de Regantes e Beneficiários de Idanha, a qual tem igualmente em curso um projeto de revisão do perímetro.

O GPP também presente nas Jornadas, dará a conhecer as medidas e instrumentos de apoio ao regadio, entre outras, previstas no âmbito PEPAC - Programa Estratégico da Política Agrícola Comum, que entra em vigor a 1 de janeiro de 2023.

A sessão de abertura conta com a presença da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes e a de encerramento com os autarcas de Alcobaça e da Nazaré, Hermínio Rodrigues e Walter Chicharro, respetivamente.

O encontro será também uma oportunidade para comemorar os 82 anos do Aproveitamento Hidroagrícola da Cela, durante o jantar de gala, e para dar a conhecer as infraestruturas de rega deste perímetro que beneficia uma área de 454 hectares de regadio, nos concelhos de Alcobaça e da Nazaré.

Para inscrições nas XIII Jornadas FENAREG aceda a este link.

Programa:

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip