Quinto recenseamento agrícola arranca em Cabo Verde

O quinto Recenseamento Geral da Agricultura arrancou esta segunda-feira, 9 de novembro, em Cabo Verde, numa operação estatística que deverá durar três meses e que vai custar 4,9 milhões de euros.

O quinto Recenseamento Geral da Agricultura (RGA) foi lançado em agosto último, com a ministra do Desenvolvimento Rural de Cabo Verde, Eva Ortet, considerar que «é estratégico», uma vez que é a única operação estatística que permitirá ao país ter informações fundamentais para conhecer a dinâmica do setor agrícola a nível nacional.

«Temos a perceção de que todos os investimentos realizados no setor agrícola têm produzido efeitos. Temos estimativas de que há um aumento grande de produção, há diminuição dos preços, mas temos que medir esse impacto, temos que ter dados reais do setor e também poder avaliar qual é contribuição do setor agrícola no PIB (Produto Interno Bruto) nacional», referiu a governante na altura.

O quinto recenseamento agrícola em Cabo Verde deverá durar três meses e vai envolver cerca de 500 pessoas entre agentes, supervisores e os delegados Ministério do Desenvolvimento Rural em todo o território cabo-verdiano.

A coordenação será feita pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) cabo-verdiano, que desenvolveu os aplicativos informáticos que vão dar suporte à recolha dos dados no terreno.

Este será o quinto recenseamento agrícola realizado em Cabo Verde, depois do primeiro que teve lugar em 1963, seguido dos de 1978, 1988 e 2005.

Fonte: Lusa

Saiba mais aqui.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip