Quatro municípios querem lançar projeto de prevenção de incêndios na Serra de S. Mamede

Quatro municípios do distrito de Portalegre querem lançar um projeto de prevenção de incêndios no Parque Natural da Serra de São Mamede, que envolva também a recuperação e valorização de habitats e espaços florestais.

sao mamede

Prevendo um investimento de dois milhões de euros, o projeto de âmbito intermunicipal, já apresentado ao Governo, reúne as câmaras municipais de Portalegre, Arronches, Castelo de Vide e Marvão, bem como o contributo do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

«A nossa preocupação conjunta e a nossa consciência levaram-nos a tomar esta medida, pois consideramos que o Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM) não pode ficar só pela área da prevenção dos incêndios», justificou esta quarta-feira a presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, em declarações à agência Lusa.

Com uma vertente transfronteiriça, uma vez que o parque natural é constituído por uma área total de 56 mil hectares e está situado junto à fronteira, o projeto já foi apresentado pelos autarcas do Alto Alentejo à secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos.

Os quatro municípios pretendem, agora, candidatar o projeto a financiamento, ao abrigo do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR). «O trabalho foi muito bem aceite na secretaria de Estado, pois vai de encontro com aquilo que o Estado também pretende, que seja algo que não fique pela gestão, agora, mas que seja contínuo, pois os ciclos vegetativos não param», sublinhou.

O Parque Natural da Serra de São Mamede, que no passado já foi fustigado por incêndios, é constituído, na maioria, por áreas privadas. O projeto de «prevenção estrutural», segundo a autarca, reúne um conjunto de intervenções em locais estratégicos para a gestão da carga de combustível, salvaguarda de áreas de vegetação com elevado valor para a conservação da natureza, identificação dos proprietários das áreas de maior risco e construção e beneficiação da rede de aceiros, caminhos e pontos de água de acordo com os planos municipais de defesa contra incêndios.

A iniciativa prevê também a proteção e recuperação da vegetação arbórea autóctone com elevado valor ecológico, povoamentos para repor o coberto vegetal arbóreo e valorizar áreas de bosques e povoamentos mistos, além da criação de um programa de educação ambiental para alunos do ensino básico, em parceria com o PNSSM.

Como medidas complementares, os quatro municípios pretendem lançar um plano de cooperação transfronteiriço, que garanta o «reforço da capacidade operacional» e melhores soluções na prevenção e combate em Portugal e Espanha.

Para a mesma zona, está ainda projetada a instalação de uma central de valorização de biomassa, uma proposta do município de Portalegre para «ajudar a garantir» o escoamento e a valorização energética do material resultante da limpeza e tratamentos a realizar nas matas.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip