Publicado novo guia europeu de boas práticas para o transporte de gado suíno

O novo manual da União Europeia (UE) para avaliar a aptidão dos suínos para o seu transporte é o resultado do trabalho de anos de diversas organizações de defesa animal, agrícolas, pecuárias e de transporte.

O guia foi criado para aconselhar e proporcionar um fácil entendimento aos profissionais que intervêm no movimento deste tipo de gado, com o objetivo de complementar a legislação em vigor da UE.

As diretrizes recolhidas na mesma são muito gráficas, utilizando fotografias, desenhos e textos simples de forma a ajudar todos os operadores a decidir sobre a adequação dos porcos destinados ao transporte.

Embora não chegue a representar a situação real do continente, proporciona uma lista completa das situações que podem surgir e as condições às quais pode expor-se um animal classificado como apto para o transporte.

O seu principal objetivo é assegurar um alto nível de bem-estar dos animais durante a viagem, mas também ser uma ferramenta para proteger a saúde e segurança de qualquer pessoa envolvida no processo.

O transporte de exemplares aptos não causa apenas sofrimentos aos animais mas também poderá dar lugar a sanções, perdas de subvenções e a retirada de autorização do transportador ou condutor.

«Enquanto o papel da legislação europeia é essencial no estabelecimento de normas harmonizadas para proteger o bem-estar dos animais, as diretrizes deste tipo que explicam como se devem obter estas nomas na prática são cruciais», declarou o italiano Andrea Gavinelli, chefe da Unidade de Protecção dos Animais da Direcção dos Animais da Direção Geral de Saúde e Consumo da Comissão Europeia.

Fonte: Agrodigital

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip