Proteção Civil de Valença eliminou 490 ninhos de vespa asiática em 2023

A Proteção Civil Municipal de Valença eliminou 490 ninhos de vespas asiáticas, ao longo de 2023, num número recorde de intervenções realizadas. Esta equipa está capacitada com equipamentos adequados para esta tarefa, de atenuar / controlar a presença da vespa asiática no concelho.

Nesta época do ano em que muitas árvores perdem a folhagem os ninhos de vespa asiática são mais fáceis de identificar pelo que se apela à colaboração da comunidade nesta tarefa. Se localizar um ninho alerte a equipa de Proteção Civil Municipal de Valença através do telefone 912 572 241 ou 251 800 331 .

Esta ação do Município de Valença e a colaboração da comunidade é fundamental para a manutenção dos ecossistemas endógenos do concelho em que a abelha desempenha um papel central. Preservar a manutenção das comunidades de abelhas e das vespas autóctones não é só uma preocupação com a apicultura, mas, com toda a biodiversidade do concelho.

Oriunda de sudoeste asiático a vespa velutina entrou na Europa em 2004 e chegou à nossa região em 2011.

É na primavera que se começam a formar os novos ninhos, com o tamanho de uma bola de golfe e no outono / inverno pode atingir dimensões consideráveis de mais de um metro.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip