Promoções valem 41% das vendas nos supermercados

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) estima que as promoções valham já 41% do total das vendas dos supermercado, mais cinco pontos percentuais do que em igual período do ano passado.

Um estudo da consultora Nielsen, referente ao primeiro semestre deste ano, aponta no mesmo sentido: quase todas as categorias estão a ser alvo de mais promoções, sejam os cereais de pequeno-almoço, a charcutaria ou os produtos de higiene pessoal e da casa.

Nos primeiros seis meses deste ano, metade dos detergentes para a lavagem e tratamento de roupa foram vendidos com desconto.

O mesmo aconteceu com as cervejas, em que mais de metade dos consumidores comprou em promoção. «É uma nova tendência de consumo à qual as empresas procuram dar as respostas adequadas», justifica Ana Trigo Morais, da APED.

O Pingo Doce, que ficou famoso pela promoção de 50% no 1.º de maio de 2012, desenhou 79 folhetos promocionais nas primeiras 26 semanas deste ano.

O efeito do investimento, diz a empresa, ajudou a aumentar as vendas em 4%.

No entanto, os resultados semestrais da do Pingo Doce não revelam quanto se gerou em receita e qual a perda face ao valor normal dos produtos.

Fonte: JN 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip