Projeto MED-GOLD cria ferramentas climatológicas para culturas mediterrânicas

Sogrape aposta em agricultura climaticamente inteligente.

agricultura

A participação em projeto inédito da União Europeia para pesquisa e inovação em climatologia visa a melhoria de prognósticos e de planeamento da gestão agrícola, com economia de recursos como combustíveis ou água e redução do uso de pesticidas, contribuindo para a adaptação do setor agroalimentar às alterações climáticas e para a redução do aquecimento global e, por isso, para os objetivos do desenvolvimento sustentável.

A Sogrape Vinhos é o único representante português e o único do setor vitivinícola europeu a participar no projeto de pesquisa e inovação climática MED-GOLD, que visa a criação de ferramentas de previsão do clima específicas para o apoio à gestão agrícola da vinha, olival e trigo duro, as principais culturas do Mediterrâneo.

Numa altura em que o clima se tornou um fator principal de condicionamento da rentabilidade da atividade agrícola, esta parceria entre climatologistas, programadores, consultores e empresas de vinho, azeite e massas de trigo irá passar pela recolha, avaliação e caracterização de séries históricas sobre observações do clima e do cultivo, que servirão de base para a criação de modelos matemáticos que, identificando relações de causa e efeito, permitirão realizar predições sobre os anos agrícolas futuros e medir a incerteza dessas predições.

No caso da Sogrape Vinhos, será particularmente interessante ter acesso em primeira mão a esta capacidade preditiva de apoio à gestão vitícola e enológica.

«Uma utilização mais consequente dos serviços climáticos com bom entendimento das previsões e da incerteza a elas associada, permitirá um melhor planeamento estratégico, e a opção por culturas, locais, variedades e modelos de negócio com maior rentabilidade», explica António Graça, responsável de Investigação e Desenvolvimento da Sogrape Vinhos.

«A agricultura terá capacidade de ser mais eficiente, utilizando menos recursos por unidade de superfície, reduzindo o recurso a pesticidas e limitando o uso da água, planeando melhor as operações agrícolas com economias em termos de combustíveis e uso de pessoal, além de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. Uma agricultura que integre a informação climática na gestão do negócio terá um melhor controlo das operações e do risco, o que promove o desenvolvimento sustentável».

António Graça vai mais longe e defende que «uma agricultura climaticamente inteligente contribuirá para reduzir e, mesmo regredir, o aquecimento global». longo dos próximos quatro anos do projeto MED-GOLD, a Sogrape Vinhos contribuirá para orientar o conhecimento dos parceiros científicos da área da climatologia para a criação de serviços climáticos, permitindo o acesso dos mesmos a dados históricos, não só climáticos (recolhidos pela sua rede de estações meteorológicas), mas também de cultura (registos de datas de vindima, estados fenológicos e de pressão de doenças da videira).

Além disso, a Sogrape Vinhos fará uma avaliação, com os utilizadores finais (técnicos de viticultura e enologia), dos serviços criados para determinar o valor que acrescentam quando comparados à situação atual.

O projeto, liderado pela Agência Nacional Italiana para as Novas Tecnologias, Energia e Desenvolvimento Económico Sustentável (ENEA) envolverá 16 parceiros, entre empresas e centros de investigação europeus e uma universidade sul-americana, e deverá ter os primeiros resultados no final de 2020.

Sobre o projeto MED-GOLD

MED-GOLD é um projeto de investigação e inovação com duração de quatro anos, financiado pelo programa Horizonte 2020, o Programa-Quadro da União Europeia para a Investigação e Inovação. Liderado pela ENEA (Agência Nacional Italiana para as Novas Tecnologias, Energia e Desenvolvimento Económico Sustentável), o projeto de parceria inclui empresas e centros de investigação europeus e uma universidade sul-americana.

 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip