Projecto Bio-Regiões promove três workshops regionais

No âmbito do projeto “Bio-Regiões: uma estratégia integrada de desenvolvimento dos territórios rurais”, financiado pelo programa de desenvolvimento rural 2014-2020, está prevista a criação do “Manual das Bio-Regiões”.

O objetivo passa por parametrizar e desenvolver o planeamento estratégico do modelo das Bio-Regiões de forma ajustada à realidade dos territórios rurais nacionais, assumindo a preservação dinâmica dos sistemas agrícolas e a promoção de sistemas alimentares e dietas sustentáveis.

O manual será essencial para apoiar e informar territórios portugueses interessados em aderir à Rede Internacional das Bio-Regiões e aos Sistemas Importantes do Património Agrícola Mundial (SIPAM), quanto à correta implementação, operacionalização e monitorização do modelo de desenvolvimento preconizado.

Para a construção do manual serão realizados 3 grupos focais/workshop a realizar em:

- 18 de Fevereiro de 2020 em Viseu (programa)
- 26 de Fevereiro de 2020 em Serpa (programa a divulgar brevemente)
- 11 de Março de 2020 em Penafiel (programa a divulgar brevemente)

Nestes grupos focais/workshop pretende-se reunir agentes de diversos setores dos quais dependem este tipo de iniciativas de desenvolvimento rural para uma reflexão participada em torno de modelos e processos de governança, grupos de atores e seus papéis, parâmetros essenciais ao reconhecimento de uma Bio-Região, sinergias e integração de processos de implementação de Bio-Regiões e SIPAM.

Pode realizar a sua inscrição no formulário.

Este projeto é dinamizado pela parceria Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova (CMCD), Associação Portuguesa de Agricultura Biológica (AGROBIO), Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR); Município de Idanha-a-Nova e Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento (ACTUAR).

Para mais informação sobre o conceito de Bio-Região e de SIPAM pode consultar o documento "Bio-Regiões: uma estratégia integrada de desenvolvimento dos territórios rurais".

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip