Programa Escola Azul conquista Prémio Europeu para Melhor Iniciativa Escolar

O programa educativo do Ministério da Economia e do Mar, Escola Azul, é o vencedor do Prémio entregue pela EU4Ocean dedicado à melhor iniciativa escolar no âmbito da Literacia do Oceano. Este prémio é anunciado hoje, dia 20 de maio, Dia Europeu do Mar, em cerimónia que decorre em Itália (Ravenna) a partir das 11h00, integrada no Ocean Literacy Summit.

“É com muita honra que o programa Escola Azul recebe este Prémio em nome da sua extraordinária comunidade de Escolas Azuis. Todo o reconhecimento que este programa alcança deve-se ao empenho e criatividade destas escolas. Ainda ontem, no Dia Escola Azul, as Escolas Azuis mobilizaram-se e criaram dezenas de cordões humanos pelo Oceano, respondendo ao desafio que lhes lançámos”, refere Raquel Costa, coordenadora do programa Escola Azul, fazendo referência à iniciativa Corrente do Oceano, que decorreu a 19 de maio, e mobilizou milhares de pessoas por todo o país.

A entrega deste prémio surge um dia depois da Escola Azul ter sido uma das signatárias de uma declaração conjunta com outras redes internacionais de Literacia do Oceano. Neste documento é assumido um compromisso em desenvolver estratégias e linhas comuns para a implementação de Literacia do Oceano nas escolas a nível europeu. Além da Escola Azul, a declaração foi assinada pela European Marine Science Educators Association, pelo Blue Generation Project e pelo Office Français pour la Biodiversité, pretendendo-se alargar brevemente este compromisso a outras entidades e redes.

A Escola Azul é um programa educativo do Ministério da Economia e Mar, que envolve escolas que trabalham em temas ligados ao Oceano, integrando-as numa comunidade de Literacia do Oceano que reúne professores, alunos, municípios e entidades parceiras. Ao todo são já 321 as Escolas Azuis espalhadas pelo país.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip