Proença-a-Nova: ciência sai à rua no verão com enfoque na floresta

Até setembro, o Centro Ciência Viva da Floresta dinamiza o programa “Ciência Viva no verão em rede”, promovido pela rede de centros Ciência Viva e que todos os anos desenvolve centenas de ações de participação em todo o país.

floresta

O destaque da edição de 2018 recai sobre o dia 21 de agosto, com a atividade “Extraindo os aromas da floresta”, inserida no Ano Municipal da Floresta – Proença A Nova Floresta.

Em Proença-a-Nova, a ciência saiu à rua a 17 de julho com o tema “Espécies invasoras: rios de problemas”, que incluiu uma apresentação teórica sobre o tema das invasões biológicas em Portugal à qual se seguiu um passeio nas proximidades do Centro Ciência Viva da Floresta em que foram observadas, identificadas e colocadas no mapa todas as espécies invasoras encontradas.

A 22 de julho, a Anta do Cabeço da Anta recebeu uma oficina de iniciação à arqueologia na Anta do Cabeço da Anta, onde os participantes, com a colaboração dos arqueólogos do Campo Internacional de Proença-a-Nova, foram arqueólogos por um dia.

A 25 de agosto chega a habitual atividade de garimpar o ouro no rio Ocreza, que ano após ano tem sido a ação com mais participantes. Também em agosto serão descobertas as diferentes árvores e arbustos que compõe a flora de Proença-a-Nova no dia 3 e no dia 5 os participantes descobrirão o ecossistema ribeirinho do Malhadal. A ciência do Alvitão será revelada a 11 e a observação do céu da floresta é a ação programada para dia 12, às quais se junta o pão e a floresta na Aldeia de Xisto da Figueira no dia 22.

O programa Ciência Viva no verão encerra em setembro com duas propostas: Segredos do Vale de Almourão e Broas de Mel e a Floresta na Aldeia de Xisto da Figueira, a 1 e 7 de setembro, respetivamente.

Toda a programação está disponível no site www.cienciaviva.pt, local onde também poderá fazer a respetiva inscrição nas diferentes atividades.

Foto: Pedro Nascimento

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip