“Produção de sidras e outras bebidas fermentadas de frutos” em Ponte de Lima

No âmbito do projeto “Terra Incubadora de Empresas”, que visa potenciar o surgimento de micro empresas na área da organização e promoção turística, a autarquia de Ponte de Lima aprovou em reunião de câmara, a candidatura com a seguinte designação: “Produção de sidras e de outras bebidas fermentadas de frutos”.

Uma iniciativa que irá laborar nas antigas instalações da Cooperativa de Estorãos, espaço da responsabilidade do município.

O projeto visa «acrescentar valor a este produto pretende recuperar e utilizar variedades tradicionais de maçãs», esclarece a autarquia, em comunicado.

A autoria do projeto é das jovens Marlene Sofia Araújo e Patrícia Araújo Monte, que de acordo com a candidatura apresentada, pretendem desenvolver uma gama de sidras de maçã, ambicionando no futuro avançar para uma segunda etapa, que dinamize e inove a formulação base de origem da sidra.

Partindo do projeto de recuperação da sidra, Sidra Lagoas, desenvolvido pela Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, desde 2005, como forma de demonstrar a qualidade da bebida e viabilidade da sua comercialização, as promotoras, alunas da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima do Instituto Politécnico de Viana do Castelo – ESA/IPVC, desenvolveram esta ideia com ajuda dos docentes da ESA/IPVC, ao abrigo do projeto “Terra Incubadora”.

A candidatura agora apresentada e aprovada tem como lema «transformar esta ideia num negócio viável e é a consequência dos resultados obtidos pela candidatura executada ao abrigo da bolsa do passaporte para o empreendorismo do IAPMEI, para a qual as promotoras contaram com o apoio incondicional da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, nomeadamente ao nível de instalações e dos equipamentos e conhecimento imprescindíveis à transformação da maçã e à produção da sidra».

Neste contexto, criaram uma parceria com o mesmo enólogo da Sidra Lagoas e com a Escola de Hotelaria e Turismo para garantir a criação de um produto estável, conferindo-lhe segurança alimentar.

Em simultâneo foi desenvolvida uma imagem e marca pela qual pretendem apresentar o produto ao mercado.

A última etapa do projeto prevê, através da recuperação de variedades tradicionais de maçã, lançar uma linha de sidras gourmet.

Estas diferentes gamas de sidra, pretendem aumentar e diversificar o poder de escolha do consumidor em relação a linha de bebidas fermentadas de baixo teor alcoólico que existem neste momento no mercado.

Para consolidar e apoiar a dinamização do projeto, a Câmara de Ponte de Lima aprovou a celebração de um protocolo de parceria para a cedência das antigas Instalações da Cooperativa de Estorãos. A assinatura do protocolo está agendada para o dia 8 de maio, às 15h00, na Antiga Cooperativa de Estorãos. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip