Produção de mel cresce em Vila Pouca de Aguiar

A produção de mel está a crescer no concelho de Vila Pouca de Aguiar, onde 84 apicultores produzem cerca de 100 toneladas por ano com escoamento assegurado, garante município.

Para divulgar esta atividade, a autarquia realiza, entre sexta-feira e domingo (14 e 16 de agosto), mais uma edição da Feira do Mel, na vila termal de Pedras Salgadas.

A maior parte dos produtores de mel concilia a atividade profissional com a apicultura, que se tornou num complemento à economia familiar deste concelho do distrito de Vila Real.

«Vila Pouca de Aguiar tem uma tradição na apicultura muito grande. Todos os anos saem daqui umas largas toneladas de mel de elevadíssima qualidade», afirmou o presidente do município, Alberto Machado.

O autarca referiu ainda que o número de pessoas que se dedicam a esta atividade tem aumentado nos últimos anos e que muitos projetos foram concretizados com o apoio de fundos comunitários, através do Proder.

O concelho tem 84 apicultores, 186 apiários e 4.569 colónias. Esta é, segundo dados da Câmara, uma atividade que «envolve cerca de cem mil euros por ano».

«Todo o mel produzido no concelho é escoado e a preços significativos e importantes para a nossa socio-económica. Oitenta e quatro apicultores são 84 agregados familiares e se todos tiverem um rendimento de uns milhares de euros do mel que vendem é muito significativo», salientou.

Alberto Machado frisou que a procura pelo mel de Vila Pouca de Aguiar «excede em muito a oferta» e adiantou que cerca de «80% da produção é já exportada».

O autarca fez questão de salientar ainda o «bom impacto» desta atividade na natureza, disse que a limpeza dos apiários funciona como um controlo aos incêndios e enalteceu a «vigilância permanente» que os apicultores fazem nas manchas florestais.

Alberto Machado é também apicultor. Diz que a apicultura foi «uma herança genética» deixada pelo avô e pai e encara esta atividade como «um escape ao “stress” do dia-a-dia».

O autarca possui oito apiários, 405 colónias e uma produção que, este ano, vai rondar as cerca de duas toneladas.

António Martins Sarmento está reformado e dedica agora grande do seu tempo às abelhas. Tem neste momento dois apiários, com cerca de 40 colmeias e cerca de 400 quilos de mel de produção este ano.

«Vende-se todo o mel que haja. Apesar de haver muita produção também há muito consumo. Tenho a impressão que as pessoas estão a substituir o açúcar pelo mel o que é muito bom para a saúde», frisou.

Este apicultor queixou-se, no entanto, do ano difícil para a apicultura devido à seca que está a afetar o país. «Não chove e não havendo humanidade não há floração e logo não há mel», explicou.

A Feira do Mel, organizada pelo município de Vila Pouca de Aguiar, alia o mel ao artesanato, outra atividade que já é uma aposta para dezenas de artesãos do concelho.

O certame aposta na realização de concursos temáticos como o melhor mel, os melhores rótulos de mel ou os melhores doces confecionados com mel.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip