Produção de anona na Madeira sofreu quebra de 85 toneladas em 2016

Cerca de 400 agricultores participaram este fim de semana na Festa da Anona, certame que decorreu na freguesia do Faial, norte da ilha da Madeira, numa época em que a produção do fruto sofreu uma quebra de 85 toneladas.

anona

Dados fornecidos pela Direção Regional de Agricultura indicam que a produção em 2016 situou-se em 1.015 toneladas, menos 85 do que em 2015, o que ficou a dever-se a «condições climatéricas adversas».

O cultivo da anoneira na Região Autónoma da Madeira ocupa, atualmente, uma área de 118 hectares, sendo que a grande maioria dos pomares está localizada nos concelhos de Santana, município a que pertence a freguesia do Faial, Machico, Santa Cruz e Funchal.

Entre 2015 e 2016, o número de agricultores que se dedica ao cultivo da anoneira manteve-se em 1.127, mas o número de inscrições para participar na XXVI Festa da Anona aumentou em cerca de 30.

A Direção Regional de Agricultura salienta, por outro lado, que, em termos de preço, a média da cotação mais frequente registada no mercado grossista regional em 2016 passou de 0,99 Euro/kg para 1,10 euro o quilo, mais 11%.

Em 2016, o valor gerado pela produção de anona situou-se em 1.1 milhões de euros. Em termos de exportação, a Madeira mandou para o continente português cerca de 40 toneladas desta fruta, mais três toneladas do que em 2015.

A "Anona da Madeira" é uma Denominação de Origem Protegida desde 2000, data a partir da qual passou a estar protegida em todo o espaço da União Europeia contra qualquer «usurpação, imitação ou evocação».

A anoneira é cultivada na Madeira desde os primórdios da colonização, embora a mais antiga referência escrita conhecida date de 1845, e desde logo adaptou-se muito bem à ilha, devido à existência de condições próximas às da área geográfica da sua origem, que é a Cordilheira dos Andes, na América do Sul.

Em 2016, a Direção Regional de Agricultura apoiou os produtores de anona com a realização de podas e de enxertias, abrangendo um total de 266 explorações agrícolas.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip