Primeira tabela portuguesa sobre composição química e valor nutricional de subprodutos

No âmbito do Grupo Operacional SubProMais – “Utilização de Subprodutos da Agroindústria na Alimentação Animal” foi criada a Primeira Tabela Portuguesa sobre Composição Química e Valor Nutricional de Subprodutos Agroindustriais para Alimentação Animal, que agora é disponibilizada online e de uma forma gratuita.

Subpromais subprodutos agroalimentares

A utilização de subprodutos agroindustriais na alimentação animal apresenta-se como uma opção cada vez mais considerada pelos produtores, em alinhamento com as estratégias de economia circular, reduzindo a dependência de matérias-primas importadas e que concorrem com a alimentação humana.

Nesta tabela é apresentada a composição química e o valor nutricional para ruminantes de cerca de uma centena de subprodutos e resíduos agroindustriais produzidos em Portugal, facilitando o acesso a informação que permite aos produtores fazerem escolhas alimentares mais adequadas aos seus objetivos produtivos e económicos.

Este trabalho foi coordenado pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV I.P.), com a colaboração do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) e do Tagus Valley – Tecnopolo do Vale do Tejo. O desenvolvimento de toda a plataforma ficou a cargo da empresa Ruralbit. A tabela de alimentos já pode ser consultada.

Além de subprodutos a tabela pretende ainda dar a conhecer a composição química e nutritiva de outros alimentos para animais, nomeadamente: forragens verdes, fenos e plantas arbóreas e arbustivas resultantes principalmente de recolha de dados de Projetos de investigação acumulados há cerca de 30 anos na Estação Zootécnica Nacional, INIAV Santarém.

O Grupo Operacional SubProMais é financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural PDR2020, operação 1.0.1.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip