Presidente da República presente na 39ª Ovibeja

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visita a 39ª Ovibeja no dia 29 de abril, sábado, a partir das 15h00. O Chefe de Estado acabou de confirmar a sua presença no evento, à semelhança do que já é habitual ao longo dos últimos anos. 

A cerca de uma semana para o arranque da feira, já todos os olhares confluem para este evento único que se realiza a sul do Tejo, com um programa de atividades recheado de iniciativas para todos os gostos. Numa das maiores feiras de sempre, com mais de mil expositores (tendo ainda ficado várias empresas em lista de espera), a organização informa ainda que vai franquear as portas no dia 27, dia de abertura da Ovibeja, com entradas gratuitas até às 20 horas. Esta decisão resulta de um acordo entre a ACOS e o Município de Beja. 

A Ovibeja junta, no mesmo universo, campo e cidade, expressões culturais mais tradicionais e mais arrojadas e contemporâneas, mostras de produtos e serviços que representam a última tendência científica e tecnológica, a par de produtos artesanais, restaurantes de carnes certificadas, street food, bares e tasquinhas. Junta famílias em passeio e roteiros de experiências imbuídas da essência rural, a par dos encontros técnicos de partilha de saber em colóquios, seminários e workshops onde vão ser colocados em reflexão os grandes temas da atualidade.  

A feira conta este ano com inúmeras iniciativas culturais e recreativas, com a atuação de grupos de música e de cante alentejano durante todos os dias, incluindo o tradicional encontro de várias centenas de cantadores da zona da grande Lisboa (no dia 29), provas hípicas ao longo do evento, muitos concursos e demonstrações com cães, demonstrações de tosquia, entre muitas outras atividades que envolvem ovinos, bovinos, suínos.  

O espaço dedicado aos mais novos vai estar ainda mais preenchido que na anterior edição. No Espaço Aprender Mais, vão ocorrer, no Pavilhão Central, as Oficinas do Saber e ACOS +. São mini provas de azeite, ateliê de aromáticas, mãos no barro, mãos na massa, ateliês de culinária, o ateliê agricultores de palmo e meio, o pastor e o montado, entre muitas outras iniciativas que vão estimular a participação e o envolvimento de crianças e jovens. A estas iniciativas junta-se um programa cultural com música, dança, trabalho com buinho, entre outros.  

Além destas atividades, destaque ainda para os grandes concertos da noite, a que os visitantes podem assistir com o mesmo bilhete diário que dá para todas as outras iniciativas. No dia 27, as “ovinoites” vão contar com a participação de Tunas Académicas e com Luís Trigacheiro, seguido do JD Groove. A 28 a noite vai ser preenchida pelos Quatro e Meia, seguidos do DJ Nuno Luz (Rádio Comercial). A 29 é tempo de confraternização entre gerações ao som dos emblemáticos e sempre atuais Xutos e Pontapés, concerto a que se segue a prestação da DJ Ana Isabel Arroja (Rádio Comercial). A última noite de concertos é entregue à juventude de Bárbara Tinoco a ao DJ Sek Mintendes (Rádio Comercial).  

A organização da 39ª Ovibeja, que se vai realizar de 27 de abril a 1 de maio é da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip