Presidente da República no Encontro Nacional de Técnicos da CONFAGRI

A CONFAGRI vai realizar, de 22 a 23 de fevereiro, o seu 9º Encontro Nacional de Técnicos, um evento a ter lugar no Hotel Golf Mar (Vimeiro) onde estarão reunidos mais de três centenas de Técnicos das Organizações Associadas, de todo o país.

Este é um período crucial pois o setor está na véspera do início do processo de Candidaturas aos Apoios ao Pagamento Único (1 de março), no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) 2023-2027.

No 1º dia de trabalhos este será o tema central do encontro. Para a CONFAGRI é prioritário esclarecer sobre as novas regras da Campanha de Apoio ao Rendimento dos Agricultores, onde se incluem as Alterações Legislativas, Metodologia dos Processos de Candidatura, Requisitos legais, a atividade agrícola sustentável e a floresta.

A CONFAGRI como organização de cúpula deste setor, com representação em todo território nacional, com mais de 400 balcões e cerca de 280 mil associados, defende que as ajudas devem ser canalizadas para a produção, e que a gestão ativa e produtiva do território é uma premissa que não vai abandonar.

Idalino Leão, Presidente da CONFAGRI, adianta que “Vemos com muita preocupação a implementação do PEPAC 2023- 2027, cuja primeira campanha de ajudas ao rendimento dos agricultores terá início no próximo dia 1 de março. Por essa razão, iremos reunir com os nossos técnicos do terreno e, juntamente com os Organismos do Ministério e a Ministra da Agricultura, dialogar, esclarecer dúvidas e obter a mais precisa informação de modo a que os nossos Técnicos possam continuar a apoiar com qualidade os agricultores”.

Este Encontro é também o reconhecimento e agradecimento público da CONFAGRI a todas as Organizações e aos seus Técnicos pelo inestimável trabalho que têm desenvolvido, em parceria com a Confederação, que fazem desta rede de organizações locais distribuídas por todo o território nacional a maior rede de apoio aos agricultores.

“Juntos procuraremos fazer este setor realmente um desígnio nacional, com forte aposta na produção e na valorização do produto nacional”, concluiu Idalino Leão.

Presidente da República Preside a Jantar de Homenagem

No final do primeiro dia de trabalhos haverá um jantar de homenagem ao Comendador Manuel dos Santos Gomes, ex-presidente da CONFAGRI, presidido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com a presença da Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes.

O dia 23, além da ordem de trabalhos prevista no programa em anexo, terá como ponto alto a Cerimónia de Entrega dos Prémios de Reconhecimento de Mérito 2022, uma iniciativa que visa distinguir os Técnicos que mais se destacaram pelo trabalho desenvolvido durante o ano de 2022 e que terá a presença do novo Secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip