Prémios Valorfito 2016: Portugal continua na rota das boas práticas

O VALORFITO, o Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, reuniu o sector agrícola e parceiros no passado dia 5 de maio, em Évora, para a apresentação dos resultados de 2016 e para a entrega dos “Prémios Valorfito 2016” a quem mais contribuiu para o sucesso alcançado.

Perante uma sala cheia, o diretor geral do VALORIFITO, António Lopes Dias, abriu a sessão destacando os bons resultados deste ano, com a retoma de 53% das embalagens de produtos fitofarmacêuticos colocados no mercado, face aos 47,4% de 2015.

Também o número dos pontos de retoma aumentou no ano passado, existindo neste momento 918 locais ativos no nosso país. Nas operações de 2016 os custos variáveis baixaram, devido ao novo contrato entre o VALORFITO e a AMBIMED, prevendo-se a tendência de decréscimo destes custos em 2017.

«Em 2016 continuámos a crescer, e os resultados são bem visíveis. Ainda que precisemos de continuar a informação e penetração em algumas regiões do País, é notória a importância do VALORFITO e o reconhecimento da sua missão a nível nacional», referiu António Lopes Dias.

«Para o médio prazo vamos procurar alargar a nossa ação a todos os resíduos produzidos pela atividade agrícola, integrando resíduos como as embalagens de adubos e dos fertilizantes, as tubagens da rega e os plásticos», reforçou.

Seguiu-se a entrega dos prémios, relevando quem mais se destacou entre os 90 pontos de retoma nomeados.

No total havia 19 “prudêncios”, o nome pelo qual são conhecidas as estatuetas dos prémios, em referência à família Prudêncio, os personagens animados que desde os anos 70 ilustram a informação sobre o tema das boas práticas na atividade agrícola.

Em competição estavam as categorias: ‘Quantidade e Crescimento’, a nível regional; e ‘Excelência’, ‘Investimento’, ‘Cooperativa’ e ‘Missão Impossível’, a nível nacional.

Destaque para o prémio “Missão impossível”, uma nova categoria criada em 2015, de carácter extraordinário, que visa reconhecer as iniciativas que permitam aumentar a taxa de retoma nos Distritos em que este indicador está significativamente mais baixo do que a média nacional.

Para o diretor geral da VALORFITO, António Lopes Dias, «este já é um momento obrigatório na nossa agenda e de todos os nossos parceiros. O VALORFITO orgulha-se de premiar os Pontos de Retoma, reconhecendo o seu excelente trabalho de colaboração».

«Sabemos que o sucesso do sistema depende da motivação e empenho dos Pontos de Retoma, não só para uma melhoria quantitativa e qualitativa do VALORFITO, como também para a sua sustentabilidade, através da contribuição que essas funções têm no cumprimento dos objetivos a que o sistema se propõe e a que se obrigou perante a tutela», concluiu o responsável.

De relevar ainda o carácter social da iniciativa, uma vez que todos os premiados indicaram uma instituição de solidariedade social a quem é atribuído um cheque no valor de 250€ ou 500€. 

Prémios Nacionais

premio

Prémios regionais

premios

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip