"Preços baixam à custa dos produtores de leite" afirma a APROLEP

Num comunicado enviado hoje, dia 26 de abril, pela direção da APROLEP, pode ler-se:

"Na semana em que se tornou efetivo o “IVA zero” e algumas marcas e superfícies comerciais anunciaram que “baixaram os preços mais do que o IVA”, os produtores de leite que fornecem as cooperativas associadas da Lactogal, bem como outras indústrias, nomeadamente a Parmalat Portugal, foram informados sobre a redução de 5 cêntimos no preço por litro de leite ao produtor a partir de 1 de maio. Desta forma, os produtores são obrigados a “pagar” já as promoções, sem terem ainda recebido qualquer ajuda prometida.

Esta redução causou surpresa e revolta nos produtores, em particular do setor cooperativo, porque no ano anterior, por diversas ocasiões, foram os últimos a ver o preço atualizado, ficaram a receber menos do que os produtores que fornecem empresas privadas e tinham expetativa que a maior empresa de lacticínios em Portugal, que pertence às cooperativas, tivesse agora vontade e capacidade para liderar pelo exemplo e aguentar o preço, de modo a corrigir as injustiças dos últimos meses e anos.

Esta descida ocorre na altura de maior despesa dos agricultores com as colheitas das forragens de inverno e sementeiras do milho, juntando-se aos elevados custos das rações as despesas com combustíveis, adubos, sementes e fitofármacos.

A colheita atual de forragem está a ser substancialmente inferior aos anos anteriores, devido ao excesso de chuva no outono e à seca que se começou a sentir na primavera e que afeta também Espanha. Sem produção suficiente e sem dinheiro suficiente para comprar alimentos para os animais, os produtores serão obrigados a enviar animais para abate, reduzindo ou encerrando a sua produção, o que poderá levar à falta de leite para abastecer a indústria nacional a breve prazo. Não é assim que se defende a produção nacional."

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip