Portugal volta a mostrar o fascínio pelas plantas

Esta quinta-feira, 18 de maio, será celebrado o 4º Dia Internacional do Fascínio pelas Plantas, que envolve 65 países a preparar mais de 500 eventos de entrada livre inspirados nas plantas.

plantas

Portugal tem sido um dos países com mais entidades e eventos a serem organizados nesta comemoração, e este ano há muito por onde escolher.

Vai-se falar de plantas medicinais em Lisboa, na Maia e no Porto, vão ser feitas visitas guiadas em jardins botânicos, hortas comunitárias ou em saídas de campo em Almada, Gaia, Lisboa, Moura, Oeiras e Sintra, vai haver distribuição gratuita de plantas envasadas em Bragança, conversa sobre melhoramento de plantas em Lisboa, para além de exposições e debates em Cantanhede, Castelo Branco, Évora, Lisboa e Porto.

As celebrações encerram no dia 27 de maio, com o Dia Aberto do ITQB NOVA, em Oeiras.

Em Portugal o evento está a ser coordenado pelo ITQB NOVA e a Sociedade Portuguesa de Fisiologia Vegetal. Já se juntaram a esta iniciativa 25 instituições portuguesas com uma enorme variedade de atividades propostas, disponíveis na webpage oficial http://plantday12.eu/portugal.htm e no facebook http://pt-br.facebook.com/aquihaplanta.

O Dia do Fascínio pelas Plantas foi lançado pela European Plant Science Organisation (www.epsoweb.org), com o objetivo de lembrar como a investigação em plantas é importante para a paisagem social, ambiental, e económica do planeta - agora e no futuro.

Mas nesse dia não se falará apenas de ciência, serão abrangidos todos os tópicos relacionados com as plantas: investigação fundamental, agricultura, horticultura & jardinagem, floresta, melhoramento vegetal, proteção das plantas, alimentação & nutrição, conservação ambiental, redução dos efeitos das alterações climáticas, bioproductos inteligentes, biodiversidade, sustentabilidade, recursos renováveis, e educação & arte na investigação em plantas. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip