Maior túnel da Europa para ensaios de termodinâmica a transportes de alimentos inaugurado em Portugal

O Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) inaugurou nas suas instalações de Castelo Branco um túnel para ensaios a veículos de transporte de produtos alimentares e outros perecíveis, o qual é considerado o maior da Europa.

O ISQ criou um laboratório específico para ensaios termodinâmicos - o LABET. "Este ativo é da maior importância no quadro da segurança alimentar no país e no transporte de mercadorias para o estrangeiro e, como tal, importante para a competitividade da economia portuguesa", explica em comunicado o ISQ.

No fundo, trata-se de um compartimento gigante onde é possível colocar, ao mesmo tempo, dois camiões TIR e efetuar, durante vários dias, todos os testes necessários para garantir que os alimentos viajam em condições regulamentares e de segurança.

Por outro lado, o ISQ desenvolveu uma aplicação de software que permite às autoridades, através da leitura de um QR-code, impresso no Certificado Internacional, detetar de imediato, através de qualquer smartphone, se o certificado é verdadeiro ou falso.

O evento de ianuguração contou com a presença do ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e do presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Manuel dos Santos Correia.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip