Portugal integra projeto europeu de inovação em agricultura, florestas e áreas rurais

A Universidade de Évora, através do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) participa num projeto europeu designado HNV-Link, “High Nature Value Farming: Learning, Innovation and Knowledge”, que teve início a 1 de abril de 2016.

agricultura

O projeto recebeu um financiamento do programa europeu de apoio à investigação, Horizonte 2020.

No total são 2,2 milhões de euros, destinados a fazer a ligação da investigação com a inovação em agricultura, florestas e áreas rurais.

O HNV-Link é um consórcio de 13 parceiros provenientes de 11 países europeus.

Durante três anos (2016-2018), este consórcio levará a cabo a colheita, análise, transferência e disseminação de soluções inovadoras de todos os tipos para apoiar a gestão de áreas agrícolas de elevado valor natural, potenciando em simultâneo, a sua viabilidade socioeconómica e a sua eficiência ambiental.

Os sistemas agrícolas HNV são geralmente marginais como objetos de investigação, quando comparados com sistemas agrícolas convencionais. Assim, as necessidades que registam, de soluções inovadoras, raramente são discutidos ou estudados em profundidade em fóruns académicos.

O consórcio HNV-Link opera tanto ao nível local, em contacto com os produtores am cada país e região participante, como a nível internacional, pretende marcar uma diferença, ligando os produtores, técnicos, investigadores e agentes da inovação, de acordo com a visão atual de inovação que tem a União Europeia.

Entre os principais resultados do projeto estará um Atlas Interativo de inovações possíveis em áreas com sistemas agrícolas de elevado valor natural.

No final do projeto realizar-se-á uma "Feira da Inovação" para promover a aprendizagem entre pares. Finalmente, o HNV-Link desenvolverá material educativo para disseminar o conceito de HNV, os seus desafios e oportunidades a estudantes e professores das áreas de ciências agrárias e ambientais, desenvolvimento rural e conservação da natureza.

O site do projecto pode ser visitado aqui.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip