Portugal e Irão discutem exportação de produtos portugueses

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, reuniu-se com o embaixador do Irão no âmbito de um acordo entre os dois países sobre a abertura do mercado iraniano à produção nacional.

Segundo uma nota do Ministério enviada às redações, no centro das negociações está um acordo bilateral de reconhecimento mútuo das autoridades sanitárias dos dois países, que permitirá a abertura do mercado iraniano à exportação de animais com origem em Portugal.

«Este é um importante passo, porque as expectativas são elevadas», afirmou Capoulas Santos, acrescentando que «em causa está, sobretudo, o mercado de bovinos, havendo muito interesse daquela região na produção» nacional.

No entender do ministro da tutela, «trata-se do resultado do reconhecimento internacional da qualidade da carne portuguesa e também do reconhecimento da capacidade dos produtores do nosso país».

O encontro vem, segundo a nota do executivo, «impulsionar o fecho do acordo, que deverá ser selado com uma visita do ministro da Agricultura do Irão a Portugal», tendo Capoulas Santos formalizado esta quinta-feira o convite ao seu homólogo iraniano.

No final de maio, o Secretário de Estado da Internacionalização realizou uma visita ao Irão, onde liderou uma delegação empresarial de setores como construção civil e saúde, tendo aproveitado a deslocação para encontros com responsáveis políticos e económicos do país.

Em março, numa entrevista à agência Lusa, o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Miguel Frasquilho, disse que a entidade angariou investimentos de cerca de 1,7 mil milhões de euros no ano passado, nomeadamente, no Irão e em Cuba. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip