Portugal dispõe de um portal online dedicado à flora nacional

Um portal online permite a identificação de flores recolhidas nos passeios pelo campo em Portugal, apenas sendo necessário que o utilizador responda a questões sobre o número de pétalas, como estão unidas e qual a cor.
O portal flora-on, gerido pela Sociedade Portuguesa de Botânica (SPB), sistematiza informação fotográfica e geográfica da flora portuguesa, contando com mais de duas mil espécies catalogadas e cerca de 199 mil registos geográficos.
Responsável pela coordenação do portal, Miguel Porto refere que o projeto interativo tem cerca de três anos e está em contínua atualização.
«Começou entre conhecidos», acrescentou o também presidente da SPB, sublinhando que se «aceitam colaborações de qualquer pessoa».
Menos experiência na recolha de uma planta obriga a que os voluntários submetam fotografias, além das coordenadas do local da observação, para melhor confirmação da espécie e rigor da informação, acrescentou.
Entre as várias funcionalidades do portal, Miguel Porto destacou a identificação das espécies «feita de forma interativa e fluída», ao bastar que a pessoa vá indicando quais as características que observa no exemplar, cujo nome desconhece.
Um processo que se desenvolve «sem utilizar vocabulário muito técnico», para que seja acessível à maior parte das pessoas, notou o responsável, referindo haver registo quer de plantas naturais de Portugal, quer exóticas.
As observações das plantas no terreno constroem, ainda, um mapa e o calendário de florações.
«Se indicarmos um local concreto, com coordenadas, vai cruzar com os dados de observação e revelar qual a espécie que já foi observada na área», comentou Miguel Porto, segundo o qual a SPB conta com pessoas de «todas as formações e idades».
No horizonte está a criação de uma aplicação para dispositivos de comunicação móveis, mas a «prioridade é melhorar o site», disse.
Entre os principais utilizadores estão professores e estudantes dos ensinos secundário e universitário, nomeadamente nas aulas de biologia.
O site agrega ainda dados bioclimáticos de plantas, como a distância à costa, a temperatura mínima e o índice de continentalidade.
Fonte: Lusa