Portugal apresenta a Bruxelas medidas para os setores da carne de porco e do leite

Ao apelo do Comissário Europeu da Agricultura, para que os Estados-membros apresentem medidas contra a crise, sobretudo para o setor do leite, Portugal também apresentou medidas para o setor da carne de porco e das frutas e hortícolas.

leite

Em concreto, para o setor da carne de porco pediu medidas de redução da produção, que sejam voluntárias e temporárias e que sejam acompanhadas de compensações ao pecuário.

Portugal solicitou também a redução das existências de gorduras mediante a retirada com apoios, para destinar ao processo industrial

Para o setor do leite, Portugal apresentou um documento de propostas de medidas para travar a crise agrícola, no qual apresenta ações de caráter temporário, assim como outra outras de caráter estrutural.

Em relação ao setor do leite, Portugal pediu o aumento da intervenção, para que as medidas de mercado realmente funcionem como rede de segurança.

Também solicitou medidas de redução da produção, que sejam voluntárias e temporárias e acompanhadas de compensações aos pecuários.

Para além disso, pede que quando se aplicam as medidas excecionais, se discriminam os recursos tendo em conta as regiões que têm mais dificuldades, que têm a agricultura como uma das principais produções ou que são ultraperiféricas.

Assim, com caráter geral, Portugal solicitou uma série de medidas estruturais, como os mecanismos para detetar futuras crises de forma a haver uma antecipação mediante regulação do equilíbrio de mercado e medidas de autoregulação através de acordos interprofissionais.

Fonte: Agrodigital

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip