Portel é o município convidado da Feira do Porco Alentejano 2017

O município de Ourique anunciou que Portel é o município convidado da Feira do Porco Alentejano, que decorre entre 23 e 26 de março de 2017.

porco alentejano

«Ourique partilha com Portel a defesa do montado como sistema fundamental para a afirmação do mundo rural e das economias locais. Um pilar da paisagem que se constitui numa alavanca económica fundamental das duas comunidades, através da produção de cortiça, da criação de espécies produtoras de leite e de carne de elevada qualidade, da apicultura, da recolha de cogumelos comestíveis, das actividades turísticas, como o Turismo Rural o Ecoturismo e o Agroturismo, e do contributo para a biodiversidade, a conservação do solo, a qualidade da água e a produção de oxigénio», salienta a autarquia de Ourique.

Explica ainda que «esta convergência de vontades entre Ourique e Portel sublinha a importância dos sistemas de agricultura e de pecuária praticados em regime extensivo, sob coberto de baixa densidade de quercíneas (carvalhos, sobreiro) ou povoamentos explorados em sistema de montado (sobro e azinho) e de olival tradicional».

«O montado é um ativo para a produção agroalimentar e para a afirmação da identidade regional que deve ser salvaguardado, na medida em que são pressupostos da qualidade e da excelência dos produtos regionais e da nossa capacidade de atração como território. Só com bons sistemas agro-silvo-pastoris de sequeiro ou de regadio estaremos em condições de garantir a qualidade certificada dos nossos produtos resultantes da criação do porco alentejano, dos ovinos, dos caprinos e dos bovinos», vinca o município de Ourique.

Saiba mais aqui:

Ourique já prepara a sua Feira do Porco Alentejano de 2017 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip