Ponte de Lima refletiu sobre sistemas rurais sustentáveis

sistemas rurais

Ponte de Lima recebeu a 2 de agosto um grupo de 43 conferencistas, investigadores e docentes universitários, que participaram no 23º colóquio anual sobre "Sistemas rurais sustentáveis – respostas inteligentes para um futuro risonho" - Sustainable Rural Systems – Smart answers for smiling future, que decorreu em Portugal, entre 27 de julho a 2 de agosto.

Tratou-se de um evento científico de âmbito mundial, organizado conjuntamente pelas Universidades do Porto, Minho, Coimbra e Nova de Lisboa. Reuniu cientistas de Israel, Roménia, Estados Unidos da América, Brasil, Canadá, Irlanda, Bulgária, Croácia, Alemanha, Austrália, França, Japão, Eslovénia, Bélgica, Holanda e Reino Unido.

Na fase final, o colóquio rumou até à Região dos Vinhos Verdes, terminando em Ponte de Lima.

O concelho foi escolhido para ilustrar o que de melhor hoje se vai fazendo no nosso país ao nível do TER – Turismo em Espaço Rural.

«Neste domínio referenciaram-se as preocupações de preservação e educação ambiental, a par da inovação agrária, a fazer rumar esta região a um futuro sustentável.

A experiência proporcionada aos congressistas na Quinta do Paço de Calheiros, na freguesia de Calheiros, elucidou os participantes sobre o saber fazer bem em Ponte de Lima, nestes domínios. Contemplaram o património material da Casa de Calheiros, um contato ainda que breve, com o rico património imaterial destas terras ao apreciarem a concentração de Ranchos Folclóricos na freguesia de Calheiros», adianta o município limiano em comunicado.

A visita continuou na Vila (Loja Rural - Cadeia das Mulheres) onde tiveram a oportunidade de assistir ao filme promocional da Região dos Vinhos Verdes no qual a Vila de Ponte de Lima assume importante papel através da irradiação da atividade do futuro CIPVV – Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde.

Após uma breve prova de vinhos da casta Loureiro, os visitantes dirigiram-se ao Museu dos Terceiros, percebendo o cuidado na preservação do património «enquanto aspeto fundamental na promoção do turismo sustentável».

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip